Senescencia

Existem alguns artigos ou sob forma de reportagem sobre maneiras de tornar mais , digamos, aceitável a indelével chegada dos anos em que Rubens Alves poeticamente definiu como ” as pessoas com crepúsculo no olhar”. Passei até me sentir melhor quando li esta assertiva.

A organização mundial da saúde define idoso o indivíduo que atinge 65 anos .Isto sob o ponto de vista atual e mesmo quando foi definido tendo como base política alemã é arcaico e absurdamente errôneo . Mudamos muito nos últimos anos porque nos foi dado a conhecer e saber sob alimentação mais saudável, hábitos que deveriam ser abandonados , a necessidade de exercitar e outras formas que está levando a população brasileira a muito próximo de ser maioria senescente. O que preocupa e muito a quem viveu e vivenciou hospital público no Rio de Janeiro por 35 anos foi saber que exatamente neste período a nossa esperança como médicos da vinda da verba para a saúde foi colocada no bolso dos abutres do poder , expressão usada pela minha mãe e dita com um sorriso de escárnio pelo dono da construtora ao juiz tipo assim:

– qual é a surpresa meritíssimo?

– eu faço isto( propina) há 35 anos

Para não ser repetitiva , uma vez que devo ter abordado este assunto em post anteriores o que me leva a temer em futuro próximo seria a qualidade de atenção a quase presente maioria dos idosos.

Existe se não me engano na Holanda um programa subsidiado pelo governo que eu achei encantador por ser altamente gratificante a ambas idades. Jovens que não têm condições moram junto com os idosos em chamaremos de casa de repouso sendo que como forma de pagamento ao governo eles têm de sair e entreter por algumas horas um ou dois idosos . A afeição se constrói em ambas as diferenças de idade e funciona muito bem.

A reportagem que tive conhecimento hoje propõe a junção em condomínio de idosos que seria um ” lar’ compartilhando os afazeres. Julgo que deva ter a assistência de pessoal de saúde necessária .Na verdade este tipo não denominado condomínio mas casa de repouso, particulares , já existem e são caros aos que ali ficam mas tem tudo e toda a construção é voltada a necessidade física e mental dos idosos.

Sonhar com este tipo de benefício gratuito em um país chamado Brasil é no momento utópico quando ainda se vê parturientes parindo nos chãos fétidos e contaminados dos hospitais. A visão atual , aliás a visão há décadas ou séculos de política de saúde pública sempre foi vista como moeda de troca. Nunca vi em meus 65 anos uma plataforma eleitoral que não abordasse a educação e a saúde a melhorar e o candidato sendo a solução.

Não foi, nunca foi. Chegamos a atualidade em que o ministro é engenheiro nas dono da maior rede de planos de saúde portanto saúde pública cada vez pior maior adesão a planos.

O fato inconteste é que a população está envelhecendo, devagar mais que outras épocas mas está e o envelhecimento traz com ele a prevalência de doenças e na ausência delas mantém-se sim a inteligência cristalina mas o corpo não responde favoravelmente ao comando do cérebro. O exemplo mais perto de todos nós foi Niemayer que tinha escritório de arquitetura até os 102 anos onde as ideias vingam mas os arquitetos jovens contratados desenhavam porque nossas mãos não são mais firmes muito embora firmeza de sentimentos, caráter e vontade nos acompanhe até o fim.

Fica o chamariz mas fica também a descrença neste atual quadro de organização criminosa ainda vigente .

Anúncios

Autor: betaniasemh

Professora universitária pela UERJ e médica do Hospital Federal Cardoso Fontes/ Rio de Janeiro duração : 35 anos aposentada 65 anos. Solteira, sem filhos. Viagens, arte, música e escrever são minhas predileções atuais não deixando de forma alguma a medicina agora como um fator de ajuda a necessitados. A paixão por escrever sobre os mais variados assuntos me moveu até aqui.( Ler é vestir a alma, escrever é despi-la) Resido atualmente na região serrana do estado do Espírito Santo na cidade de Santa Teresa colonização italiana e alemã.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s