Espiritualidade e sandice

Quando abrimos a nossa página no facebook lemos assim: o que você está pensando?

Vontade eu tenho de colocar o que vem ao pensamento em público . O primeiro pensamento que vem é a espiritualidade de pessoas , digamos no caso, aqui presentes. Ou sempre ausentes. Ou os fantasmas que sabem tudo leem tudo e se omitem de tudo ou em se incomodando com respostas contundentes se afastam para outra rede social levando o seu cortejo de súditos .

Usualmente postam assim tipo: “ se o homem ou marido ( não me lembro) chega em casa e pergunta se você está bem pode crer que aprontou”

Bomba! Aí vc responde : para que permanece com ele se sabe que é corna?

Sem resposta .

Nada de bonito ou que venha a contribuir de alguma forma para aculturar ou mesmo distrair este tipo de pessoa que você mostre aqui não serve, para ele ou ela. Pode servir para todos mais .Nunca a estas pessoas . E continuam aqui. Atentas! Aguardando talvez um resvalo seu. E geralmente ocorre quando o assunto aborde religião . Comentário feito por outrem mas contado. Não pode . Está “ criticando” o refúgio de suas inseguranças e todo o suporte de sua personalidade ( da maioria) . É impossível olhar de uma forma caricata ou menos “ pesada”, olhar como forma de integrar e somar ou mesmo saber que jamais questionaria espiritualidade porque nunca na vida médica pude deixar de tê-la todos os segundos lembrada a mim por um número infindável de pacientes, pessoal da saúde em todos os momentos de felicidade ou angústia .

Espiritualidade e medicina já caminham se não me engano para o quinto congresso, onde agora são discutidos em público coisas e situações que vivenciamos diuturnamente .

E é linda de se ver e respeitar .Todas as maneiras solicitadas a nós , uma gama de religiões, crenças diversas, todas as formas de apresentar Deus, santos, entidades , tudo. Foge a lembrança as inúmeras formas vividas e vívidas ainda hoje

Espiritualidade é algo lindo e é essencial a maioria de nós .

O que causa repulsa , absoluta repulsa é o extremismo denominado como crença , religião e até mesmo ousar denominar espiritualidade a ponto de em se lendo um conto ou vendo um canto sentir verdadeiro ódio da pessoa que se expõe ou o expositor .

Pior seja saber que utilizam esta redoma e fora dela distribuem intrigas, maledicências, criam as suas verdades, convencem bastante pessoas até “ mais ilustradas” de suas verdades absolutas . Não dão chance qualquer a quem quer que seja a quem possa interferir ou inferir suas convicções e são donas da verdade. Isto não existe. A unanimidade, se alcançada , não mais afirmo como conhecia “ ser burrice” porque conheço pessoas que as tem. À custa de quanto de si desconheço e não me é fundamental , aliás sequer importa se lhes é satisfatório assim ser.

Agora extremismos , crenças que suportem a sua existência miúda , certezas absolutas de quem não as tem sobre o que é na verdade costuradas por tramas urdidas e ardidas depois bentas no cumprimento aos dogmas isto não é espiritualidade.

Isto é sandice . E se aliada as tais absolutas certezas se acerca o culto ao dinheiro isto não é religião. Isto é roubo e quadrilha organizada.

Em qualquer “ credo processo” existe “ não julgues” , deve ter em todas as vertentes . Espero sinceramente que tenha. E espero que sigam.

Não julguem.

Não rechacem.

A menos que para variar, abdiquem de espiritualidade.

Aí é melhor mesmo que venham ao centro da terra, aos vulcões .

.

Anúncios

Autor: betaniasemh

Professora universitária pela UERJ e médica do Hospital Federal Cardoso Fontes/ Rio de Janeiro duração : 35 anos aposentada 65 anos. Solteira, sem filhos. Viagens, arte, música e escrever são minhas predileções atuais não deixando de forma alguma a medicina agora como um fator de ajuda a necessitados. A paixão por escrever sobre os mais variados assuntos me moveu até aqui.( Ler é vestir a alma, escrever é despi-la) Resido atualmente na região serrana do estado do Espírito Santo na cidade de Santa Teresa colonização italiana e alemã.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s