Aos “ heróis “ anônimos

Conheço há 47 anos esta omissão , mesmo porque não é e nunca foi outorgado a nós méritos , reconhecimento .

Podemos ser “ colocados” ao lado de dois respeitabilíssimos profissionais: o goleiro (quando tem a tal mão de alface , faz uma defesa de um pênalti que outorga o título ao time e/ ou defende espetacularmente uma bola indefensável) , ao comandante de avião de carreira que diante das intempéries ou falha mecânica faz pouso emergencial em rio, mata, morro ou mar.

Assim somos nós : somos lembrados quando dizem: “ não resistiu a anestesia ou no famoso caso “ Clara Nunes” crucificados sem perguntar a capacitação técnica do colega em questão que é altíssima e que foi absolvido em TODOS os julgamentos e sabe-se o porquê aconteceu mas não foi dado ao conhecimento público, permanecendo o enorme poderio do vil metal.

Com todo o respeito e admiração a exímia competência dos cirurgiões ( não foi apenas um) na , agora, “ cirurgia em voga” faço os seguintes questionamentos:

1. O cirurgião FOI chamado mas quem estava a cabeceira do sr Jair literalmente MANTENDO a vida de um paciente que chegou em estado grave por hemorragia interna evitando que sua pressão arterial baixíssima se mantivesse por mais tempo que o PERMITIDO pois a consequência seriam: paraplegia( pressão baixa para irrigar a medula espinhal e nervos que controlam motricidade e sensações ) ou dano cerebral ( risco em se tornar “ vegetativo)

2. Quem estava presente NO hospital e rapidamente prestou os socorros iniciais e o levou imediatamente a mesa cirúrgica?

3. Eu sei o nome de vocês 3 e sei da capacidade técnica científica e sei também o que passaram a cabeceira de um ser humano e também sei que permanecerão anônimos porque se não tivesse este desfecho vocês estariam famosos com o tal: choque anafilático ou o “ não resistiu a anestesia “

4. A mídia está propagando que o doutor cirurgião recebeu ( já vi 327,00 e 250,00) e vocês?

Parabéns meus cumprimentos aos três e deixemos a glória a quem quiserem ( reitero respeito , exímia competência e precisão cirúrgica. )

Já estamos acostumados : NO SUCESSO de um procedimento nos recolhermos após cansativas horas de extremo stress ao lar e ao travesseiro com a consciência tranquila de ter prestado toda nossa habilidade e salvo um ser humano

Lembro de meu professor na primeira vez que o vi anestesiar alguém:

Lembre-se menina de quem está diante de você é um ser humano , a vida dele estará em suas mãos: mendigo, morador de rua , bandido, honesto, rico, pobre, cultos ou ignorantes , não importa : deste ser alguém depende e pode ser qualquer ser vivo: planta , animal , crianças ! Antes de lhe ensinar lembre-se disto : não importa glória , reconhecimento , aplausos mas sua consciência sim!

Faça o melhor por ele , sempre!

Traga-o , quantas vezes forem necessárias, de volta à vida !

Entendeu ?

Iniciemos o ensino!

Parabéns!

Sei o nome de cada um

Mas continuemos em nosso lindo , maravilhoso, magnífico anonimato com o adendo de que nem 40,00 por cada um não é mesmo?

Parabéns mais uma vez a magnífica excelência da medicina de Juiz de Fora, meus respeitos a todos: os enfermeiros, as instrumentadoras, as circulantes a uma equipe que honrou a delicia de sermos o que somos : ao dispor de quem de nós necessite!

Aceitem minha homenagem!

Anúncios

Autor: betaniasemh

Professora universitária pela UERJ e médica do Hospital Federal Cardoso Fontes/ Rio de Janeiro duração : 35 anos aposentada 65 anos. Solteira, sem filhos. Viagens, arte, música e escrever são minhas predileções atuais não deixando de forma alguma a medicina agora como um fator de ajuda a necessitados. A paixão por escrever sobre os mais variados assuntos me moveu até aqui.( Ler é vestir a alma, escrever é despi-la) Resido atualmente na região serrana do estado do Espírito Santo na cidade de Santa Teresa colonização italiana e alemã.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s